Zingamocho

 

Zingamocho é um trio composto por Ricardo de Noronha, Ricardo Coelho e Carlos Batista, músicos de renome pelo seu percurso individual no panorama da música folk e tradicional Portuguesa.
Fazem música tradicional e criam temas originais baseados na mesma linguagem, um dos objectivos é criar e recriar um possível mapa etno-musical de Portugal.
Desde o Minho ás ilhas passando pelo Alentejo e visitando o planalto Mirandês, o trio viaja no cancioneiro popular e pelas recolhas dos grandes etnógrafos que durante anos recolheram a voz do povo Português.
Utilizam instrumentos tradicionais como, o bombo, a caixa ,o adufe ,o pandeiro, as gaitas-de-foles, a sanfona, as violas de arame e o mais belo instrumento do nosso povo, a voz.
Levam a música da nossa raiz a palcos, mas não só. Também a transportam aos ambientes mais primitivos da utilização da música. As feiras, os mercados, as romarias as procissões as arruada
Este Zingamocho gosta da nossa música e aponta na direcção da conservação da cultura popular Portuguesa.
Significado de Zingamocho: Catavento; ventoinha

Membros:

Carlos Batista – Voz, Sanfona, Viola Campaniça, Viola Braguesa, Rabel, Adufe, Pandeiros, Sarronca, Caixa, Flauta Pastoril e Percussões.
Ricardo Coelho – Gaitas-de-foles, Flautas, Ocarina, Adufe e Voz.
Ricardo Noronha – Caixa, Bombo, Violino do Diabo, Adufes, Percussões e Voz.