Eiró

 

Por entre encostas e colinas, o balir dos animais funde-se com a frescura compassada do rio. Os afazeres do dia são interrompidos e as pessoas, profundas no seu saber, encontram-se com o pretexto de tocar e dançar. Conversas proibidas recomeçam.  O vinho rega os desejos e solta as vontades; o pão alimenta a força da folia e o azeite oleia os corpos curtidos pelo cansaço da terra. Tudo está alinhado para que, no Eiró, o encontro aconteça.

Avançamos uns anos, os animais e os campos dão lugar a máquinas e prédios. Já não há um comprometimento diário com o trabalho agrícola ; mas os corpos continuam cansados e as gentes precisam ainda, talvez ainda mais, do momento em que se reencontram. Encontros simples, sublimes, despojados da vivência regular da passagem do dia. Já não há terreiros, já não precisamos de desfolhar o milho para entreter a voz; o espaço central dos lugares habitados foram tomados por outras vidas.

Da vontade de 6 músicos nasce Eiró, este não lugar feito por gentes e vivências actuais que buscam a profundidade da música de Raiz Tradicional Portuguesa. Em tom de festa, Eiró convida a uma viagem por Portugal onde a celebração da palete sonora dos passo dobles, chulas e viras é o mote principal.  Mais do que o prefixo “Re”, como revisitação ou reinvenção, Eiró exprime Portugalidade.

Somos 3 homens e 3 mulheres, nascidos nestas terras e viajantes do mundo. Vivemos na cidade com um coração de serra, passeamos por entre as avenidas com o olhar memorizado dos caminhos de terra. Fazemos a ponte entre os nossos antepassados e os filhos que virão, a música é a nossa fala e Eiró o espaço onde conversamos.

Membros

Maria Mendonça – Voz, Violino e pequenas percussões

Ricardo Coelho – Gaita-de-foles (Galega, Mirandesa e Transmontana), Flautas, Requinta Galega, Adufe, Pandeireta e Caixa tradicional

Tiago Candal – Concertina, Voz e Caixa tradicional

Pedro Ribeiro – Castanholas de Freamunde, Bombo, Tarola e Caixa tradicional

Liliana Abreu – Bombo, Triângulo, Adufe e Voz

Isabel Martinez – Gaita Galega, Flautas Tradicionais, Adufe e Voz